Postado por: Gabriel quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Saturno, o senhor dos anéis, conhecido pelo esplendor dos seus brilhantes anéis que orbitam o planeta, muita gente não sabe mas Saturno, em teoria não nasceu com esses anéis, e alguns não sabem que ele também flutua na água! Veja 5 das curiosidades sobre Saturno.

1-Mistério sobre o surgimento dos seus anéis.


Imagem ilustrativa dos fragmentos que fazem parte dos anéis de Saturno, no total são 7 anéis.

Como já se sabe, Saturno tem muitas luas e sua força gravitacional é enorme, isso significa que qualquer corpo celeste pode ser triturado sem mesmo colidir com a atmosfera, apenas uma aproximação um pouco exagerada já é capaz de criar um grande alvoroço em volta do planeta, muitos astrônomos acreditam que essa é a origem dos anéis, uma lua que orbitava o planeta pode ter sido atingida por um grande cometa e o impacto aproximou essa lua do planeta, devastando essa lua aos pedaços, os fragmentos do cometa também entraram em orbita e formaram seus anéis, que contém fragmentos de poeira e gelo desde o tamanho de grãos de areia até um caminhão.

2-Flutua na água!

Isso mesmo! Se existisse uma piscina gigantesca para jogar Saturno, ele não afundaria como os outros planetas, isso porque a densidade dos elementos que o compõe é menor que a da água, Saturno é constituído por 90% de Hidrogênio e os outros 10% são Hélio, Metano, Água, Amônia, Etano e Fósforo. Seu interior é feito de rochas, gelo e hidrogênio metálico.

3- Clima Severo.

O Clima em todos os planetas gasosos, inclusive Saturno é muito severo se comparados ao clima na Terra, muita gente que acha que aquela tempestade de verão é forte, é porque não sentiu a brisa dos gigantes gasosos, em Saturno por exemplo os ventos chegam a marca dos 2 mil km/h (Dois mil quilômetros por hora), tempestades do tamanho de continentes terrestres ou ainda maiores são constantemente visualizadas em Saturno.


Tempestade em Saturno.                                                                            

4- Auroras sem o Sol ?

As auroras boreais (no norte) e austrais (no sul) são provenientes da interação de partículas vindas do Sol com a magnetosfera do planeta, mas em Saturno não poderia ter essas auroras pois o planeta tem um campo magnético fortíssimo e está longe do Sol, mas o que causa essas auroras então? O próprio Saturno! Sim, as auroras não podem ser criadas só pela atividade solar mais também pela forte força magnética de Saturno. E a sonda Cassini, da Nasa (National Aeronautics and Space Adimnistration) capturou uma imagem de aurora em Saturno (foto abaixo).


                                      Auroras em Saturno.                                                Nasa/JPL

5- Muitas luas

Saturno contém cerca de 60 luas, a maior é Titã, que é a segunda maior lua do Sistema Solar, menor apenas que Ganimedes (Júpiter), outras conhecidas são Tétis, Encélado, Japeto, Mimas e Febe, destas, Febe é a menor.


Principais luas de Saturno.

12 comentários ... Comente!

  1. Muito bom! Esse blog está de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Até que é bom mas pode melhorar,acho que tem poucas curiosidades, e no meu trabalho preciso de umas 15.
    Mas é ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faremos o possível para melhorar cada vez mais! Obrigado pelo comentário! :)

      Excluir
    2. querido já ótimo vá ver em seu livro que tem

      Excluir
    3. muitas poucas curiosidades mas esta muito bom

      Excluir
  3. Adorei eu preciso de mais 8 curiosidades para minha pesquisa se vcs conceguirem por um pouco mais... esta muito bom de parabéns

    ResponderExcluir
  4. Eu Queria Curiosidades Do Urano Sera Que vc Pode Fazer?

    ResponderExcluir
  5. muito bom me ajudou no trabalho

    ResponderExcluir

Anúncio

Anúncio

Mais lidos esta semana

Total de visualizações de página

Seguidores

- Copyright © 2013 Astronomiaqui - Metrominimalist - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -